segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A verdadeira Silent Hill

   Silent Hill é considerado um dos jogos mais assustadores já criados ou o melhor, com a sua primeira edição lançada em 1999.

   Assim, como é de esperar dos gêneros de terror, o jogo é marcado por cenários sombrios e criaturas. O objetivo é sobreviver usando de poucos recursos ao mesmo tempo mexendo com o psicológico do jogador com situações desesperadoras.

   Em 2012, o papel de produtor do jogo passou para o mesmo produtor de Metal Gear Solid, Hideo Kojima, que adimitiu ter medo de gêneros de terror, principalmente na atmosfera sombria de Silent Hill.

O video abaixo é um trailer de um dos jogos:


    Entretanto, você sabia que a cidade de Silent Hill realmente existiu? Ela é Centrália e na verdade existe até hoje chegando a uma população de 10 pessoas no ano de 2010, podendo ser considerada uma cidade fantasma.

   Centrália se localiza na Pensilvânia, no Estados Unidos, onde no ano de 1749 ainda como terras foi vendida pelos índios aos agentes da colônia inglesa. Em 1793, um terço da terra passou para as mãos de Robert Morris - um dos herois da Guerra de Independência - posteriormente, foram passadas ao Banco do Estados Unidos, sendo comprada por Stephen Girard (capitão francês) não parando por aí, obtendo vários proprietários até 1866 a qual deixou de ser terras para se tornar uma cidade. Tal interesse despertado entre essas pessoas é o fato da grande quantidade de minas de carvão ali existente.

   Chegando ao ano de 1868 o fundador da cidade, Alexander Rea, foi assassinado por membros da Molly Maguires, uma sociedade secreta composta por irlandeses e estadunidenses.  Um filme que retrata sobre eles é Os Homens que Nascem Iguais.

   Três homens suspeitos de matarem Alexander foram enforcados em 1878.

   Os Maguires estavam realizando vários atos na cidade e ao redor dela, daí surgiu uma lenda sobre o padre Daniel Inácio McDemott. O Primeiro Sarcedote Católico Romano foi agredido por três membros da sociedade secreta. Foi então que o padre lançou uma maldição sobre Centrália na qual a Igreja de Santo Inácio seria a única estrutura a permanecer erguida na cidade.

   Após esses episódios muitos membros da Molly Maguires foram enfocardados, porém há boatos de que alguns ainda moraram por lá até 1980.

   Lembra no início quando falei que a população chegou a 10 no ano de 2010?  Pois então,  isso ocorreu devido a um incêndio que tomou conta da cidade em 1962 evadindo a população.

   Não se sabe ao certo a causa do incêndio, mas a principal suspeita é que em um dia como de costume, o Conselho Municipal de Centrália convocou cinco bombeiros  para limpar o aterro sanitário da cidade. Sendo assim, os bombeiros acederam o aterro, porém uma abertura permitiu que o fogo entrasse em contato com o carvão mineral no subsolo, fazendo com que a cidade queime por baixo.

   Nesse vídeo tem algumas imagens de Centrália, apesar de ser em inglês é curioso, como quando o homem acende um palito de fósforo ao encostar ele no chão em meio as pedras:



   Ainda hoje o subsolo está queimando com poucos focos de incêndio onde a fumaça pode ser vista em uma parte da Pensilvânia.

   O Estado assumiu domínio sobre as casas e o remanejamento dos moradores, alguns insitiram e permaneceram no local.

   Em 2012, somente cinco casas não foram derrubadas pelo governo e uma igreja localizada ao norte da colina com vista para a cidade.